www.semprevasco.com

Patrimônio

Capela

Uma jóia abençoando São Januário


Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

_______________________________________________

O culto a Nossa Senhora das Vitórias remonta ao ano de 1923, quando o presidente de então, Antônio Campos, oferecia medalhas desta santa aos jogadores do time campeão de 1923. Muito tempo se passou até a inauguração da Capela em 1955, quando foi erguida através da iniciativa de Jose Ribeiro de Paiva e Álvaro do Nascimento Rodrigues, o popular Cascadura.

Como nesta época o Vasco não erguia construções, erguia jóias, com a Capela não foi diferente e um monumento até hoje com linhas arquitetônicas que impressionam, foi inaugurado. Para celebrar esse fato e laço de união Brasil-Portugal, mais de 10 clubes portugueses, entre eles os grandes Porto, Benfica e Sporting, mandaram caixas contendo as terras de suas sedes.

Com a construção de sua própria capela o Vasco passou a realizar suas celebrações religiosas dentro de seus próprios domínios, já que até então as missas do clube eram realizadas na Igreja de São Francisco Xavier, na Tijuca. Situada ao lado do Parque Aquático, com capacidade para cerca de 100 pessoas, a Capela de Nossa Senhora das Vitórias abençoa o campo de São Januário.